terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Festival de cores

E pra alegrar essa semana, que tal um festival de cores?
É para alegrar os olhos . . .

 

Equipe do borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco



Facebook

Amigos,
para saber notícias fresquinhas sobre o borboletário, que tal acessar o nosso facebook:
www.facebook.com/borboletario.osasco



Aproveitem!

Osasco utiliza parte da água dos lagos para limpeza pública

A Prefeitura de Osasco, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Serviços e Obras, iniciou nesta quinta-feira (5), uma ação pioneira para retirar dos lagos, localizados em parques da cidade, a água necessária para realizar a limpeza de espaços de vendas de carnes de frango e peixe nas feiras livres, além da irrigação de áreas verdes, quando houver necessidade. O lago do Parque Chico Mendes foi o primeiro a receber a inciativa que acontecerá também no parque Glauco Villas Boas, no Três Montanhas.

“A ação não prejudicará ambientalmente os parques, pois o volume retirado dos lagos será bem menor do que o produzido pelas nascentes”, disse o prefeito Jorge Lapas, que acompanhou o processo de drenagem, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx. Diariamente, a nascente produz cerca de 50 mil litros de água, a retirada será de menos da metade deste volume, 20 mil litros. “Com esse projeto será possível promover grande economia de água e isso trará benefícios para toda a população de Osasco”, completou Jorge Lapas.



Para tornar possível essa ação pioneira na cidade, a Sema iniciou em 2007, o Programa de Mapeamento, Identificação e Revitalização de Minas e Nascentes de Osasco. Com apoio de estudantes e comunidade em geral, foram identificadas 128 nascentes, das quais 25 foram revitalizadas - limpas, com afastamento de lixo e entulho, direcionamento da água para galerias de águas pluviais, além da implantação de projetos de paisagismo. 

Muitas nascentes estão em parques, escolas, praças e, no decorrer do tempo, algumas delas foram parcialmente aterradas devido construção de casas, pavimentação e outros serviços.  Com essa iniciativa, Osasco, embora não integre nenhuma área de proteção de mananciais, disponibiliza água limpa das nascentes que contribuem para oxigenar as águas dos córregos da cidade e do rio Tietê, no trecho que corta nossa cidade.


Estamos fazendo a nossa parte!

Secretaria de Meio Ambiente de Osasco promove oficinas de captação de água da chuva




A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco - SEMA, está promovendo oficinas de captação de água da chuva, com o objetivo de difundir conhecimentos à população para a tomada de ações que contribuam na gestão das águas no município.
Essas oficinas já aconteceram em janeiro e no mês de fevereiro, dia 14, acontecerá a 3.ª no Parque Ana Luiza Moura Freitas, o Parque do Jardim Piratininga.
Os interessados deverão se inscrever através do telefone 3652-9511.

Equipe do Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco