terça-feira, 17 de julho de 2012

Espécie rara de borboleta reapareceapós 70 anos

Uma borboleta rara, a Libythea Celtis, foi avistada novamente, depois de 70 anos desaparecida. O acontecimento inédito ocorreu no sul da cidade de Madrid, no Centro de Excelencia Internacional del Campus Moncloa (CEI Moncloa), no passado mês de Junho.
Segundo a agência noticiosa espanhola Servicio de Información Y Noticias Científicas, este género raro de borboleta está associado aos ulmeiros, uma vez que a sua lagarta se alimenta desta árvore. A Associação Espanhola de Entomologia acredita que o novo avistamento é um dado muito interessante, visto o inseto ser pouco frequente e a sua última observação ter acontecido há cerca de sete décadas.


Um dos entomólogos envolvidos na descoberta, F.J. Cabrero, destaca a importância do local onde a borboleta foi vista. A variedade da fauna e flora do CEI Moncloa reforça a importância de biodiversidade, mesmo no interior de uma cidade, para novas descobertas científicas.
 
A borboleta Libythea Celtis é caracterizada pelas asas particularmente compridas e pela cabeça e asas salientes, atingindo alturas de voo de cerca de 800 metros. É originária da zona oriental da Península Ibérica, mas já foi vista, também, no norte de Portugal.
De acordo com o especialista em estudo dos insetos, as novas observações abrem caminho à possibilidade de retorno de algumas espécies que se acreditavam estar geograficamente extintas. Existe a hipótese de, tal como a borboleta, terem estado apenas desaparecidas, podendo voltar a colonizar em locais semelhantes ao seu habitat natural.

Abraços Alados


Nenhum comentário:

Postar um comentário