domingo, 26 de agosto de 2012

Borboletas no borboletário

Amigos,
é com grande alegria que informamos que mesmo com o tempo seco, pouca chuva e sol a pino neste inverno, nossas borboletinhas estão resistindo e continuam oferecendo aos visitantes um belo espetáculo de adaptação e sobrevivencia.
Nossos insetos estão reproduzindo, ainda que em marcha lenta, e estão voando muito bem, aqui no criadouro.

                                                    Foto de Samuel Kassapian
Uma borboleta que está se adaptando bem ao novo criadouro é a Caligo illioneus, mais conhecida como olho-de-coruja. Inseto neotropical, tem esse nome devido ao desenho de olho de coruja em suas asas, que servem como mecanismo de defesa contra predadores - a camuflagem.
Esse inseto ovoposita (põe seus ovos) normalmente em folhas de banana, planta que irá alimentar suas lagartinhas. Quando adulta, depois que emerge (sai) da pupa ou crisálida, a borboleta se alimenta de frutas podres. Na mata elas se alimentam das frutas que caem das árvores e no nosso criadouro se alimentam das frutas que a equipe angaria de feirantes aqui de Osasco e da linda árvore de amora que se encontra no criadouro. Por isso pedimos aos visitantes que não peguem amoras da árvores!
Essa espécie é muito procurada pelos visitantes que se impressionam pelo seu tamanho, que pode alcançar até 12 centímetros de envergadura da asa, pelo desenho da asa e pela linda cor azul do lado dorsal de suas asas.

Fica uma dica para o próximo passeio: conhecer a borboleta olho-de-coruja no Borboletário de Osasco.

Abraços Alados

Equipe borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

Um comentário: