terça-feira, 23 de outubro de 2012

Manacá-de-cheiro, a flor da Methona themisto

O manacá de cheiro era presença certa nos quintais das casas das vovós do início do século 20. Hoje não é tão fácil encontrar essa espécie nativa da Mata Atlântica em quintais, porque boa parte desses lotes cheios de pomares e flores deu lugar a apartamentos. “Vintage”, esses arbustos de flores brancas e roxas ou azuis podem ser cultivados em vasos.
 

Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora)

“Porém, como seu perfume é bem forte, deve-se ter o cuidado de não plantá-lo próximo a dormitórios de crianças e de pessoas mais sensíveis”, explica o paisagista João Jadão, da Planos e Plantas.
Borboleta Methona themisto
 
Além de disseminar seu odor característico, o manacá é conhecido por atrair borboletas, a “borboleta do manacá” (Methona themisto), que se desenvolve exclusivamente nas folhas dessa planta. Portanto não se assuste se “brotarem” lagartas, além de flores de sua arvorezinha. Elas não fazem mal a planta, portanto, evite destruí-las.
Fonte: Blog Borboletasbr
Autor: João Angelo Cerignoni
 
 

Um comentário:

  1. adoro esta borboleta, desenvolvi um trabalho baseada nela, finalizei com um livro que foi editado, Bela, a borboleta amarela

    ResponderExcluir