domingo, 9 de dezembro de 2012

Borboletas no Borboletário



Heraclides anchisiades capys




Também chamada de rosa-de-luto é uma borboletinha muito comum, encontrada sempre aqui no Parque do Jardim Piratininga. A fêmea gosta de ovopositar (colocar seus ovinhos) em folhas de citrus e suas lagartinhas são gregárias, ou seja, gostam de ficar sempre juntas.
O adulto da espécie (borboleta), quando se alimenta está sempre batendo as asas, que com suas manchas esbranquiçadas lembram um beija-flor se alimentando, o que serve como defesa para enganar seus predadores.



A lagarta, além de ser extremamente voraz, se parece ao excremento de passarinho, outra forma de defesa. Isso faz com que essas papilionideos (pertencente à família Papilionidae dentro da ordem das borboletas), estejam entre as preferidas da equipe do borboletário.
O vôo do lepidóptero (ordem das borboletas e mariposas) é tranquilo e o inseto está sempre em movimento durante o dia.
Decididamente a Rosa-de-luto não é uma borboleta tímida como a monarca ou a borboleta-do-manacá.
 E está esperando sua visita!

Abraços Alados
Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

2 comentários:

  1. Ola Bom dia! gostaria de informaçoes se possivel sobre essa lagarta,pois recolhi de uma folha de limoeiro umas 50 lagartas e elas estao crescendo bem....apenas tenho duvidas qto ao ciclo delas para a mudança de lagarta a borboleta...crio lagartas em casa e acompanho o ciclo de varias especies...obg.

    ResponderExcluir
  2. Quero acabar com esses bichos no meu jardim,oq devo fazer?

    ResponderExcluir