sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ano de 2012 foi catastrófico para as borboletas britânicas!



O ano de 2012 foi "catastrófico" para as borboletas britânicas e algumas espécies registraram um grande declínio devido às fortes chuvas em todo o país, segundo um estudo publicado nesta terça-feira. Das 56 espécies estudadas no âmbito de um programa de controle de borboletas, patrocinado pelo Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino U...nido, 52 viram suas populações despencarem no ano passado.

Para 13 delas, 2012 foi o pior ano desde que o programa foi criado, em 1976, porque quando chove as borboletas têm dificuldade de encontrar alimento ou refúgio. Além disso, as chuvas também dificultam seu acasalamento.

"O ano de 2012 foi catastrófico para quase todas as nossas borboletas", comentou o Centro de Ecologia e Hidrologia em um comunicado.

"Algumas das borboletas mais ameaçadas já estavam ameaçadas antes do dilúvio de 2012", mas "agora existe um temor real de que estas espécies em apuros sejam extintas em algumas partes do Reino Unido", acrescentou.

A borboleta fritilária (Fabriciana adippe), conhecida pelas asas pardo-avermelhadas com manchas e nervuras negras na face superior, teve uma diminuição em sua população de 46% com relação a 2011.

A borboleta azul comum (Polyomatus icarus) teve redução de 60%, e a espécie conhecida como Satyrium pruni, pouco numerosa no Reino Unido, sofreu uma queda de 98%.

Os dados foram compilados por milhares de voluntários que desafiaram as chuvas persistentes para controlar os insetos em 1 mil locais diferentes no verão (boreal) passado, quando foram registrados recordes de chuva em grande parte do país.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário