sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BORBOLETAS INVADEM MANAUS



Borboletas invadem Manaus para descansar antes do acasalamento
Borboletas buscam lugares propícios para se alimentarem, segundo pesquisador (Foto: Marina Souza/G1 AM)


Um fenômeno da natureza tem impressionado moradores de Manaus: milhões de borboletas invadiram a capital amazonense nas duas últimas semanas e já foram vistas, sempre em grupo, em diversas zonas da cidade. O entomólogo Francisco Felipe Xavier Filho, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), explicou que Manaus é uma rota de passagem destas borboletas que estão migrando de outros estados e até de diferentes países da América do Sul para acasalar. Na capital, elas encontram recursos necessários para repousar antes da reprodução, além da área quente.


À noite, borboletas costumam entrar em casas para repousar (Foto: Marina Souza/G1 AM)
A maioria das borboletas é marrom com parte das asas alaranjadas. De acordo com o pesquisador, a espécie é a Augiades crinisus. Originária de países como Costa Rica, Perú, Colombia, Bolívia e Venezuela, a espécie não é comum na Amazônia. No Brasil ela é encontrada somente na região Sul. No entanto, no período reprodutivo elas deixam seu lugar de origem em busca de um ponto estratégico para acasalar.


Curiosidades: Essas borboletas costuma viver aproximadamente 4 semanas e durante a viagem muitas vão morrendo ao longo do caminho, selecionando assim as mais aptas para poderem descansar e acasalar. Durante a travessia dos rios amazonenses, que são extensos, algumas não resistem e caem na água numa imagem que lembra suicídio coletivo. Mas não é o que acontece, na verdade elas entram e exaustão e morrem. Por terem memória genética, elas sempre repetem a mesma rota quando fazem a migração.

Mais informações: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/08/borboletas-invadem-manaus-para-descansar-antes-de-acasalamento.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário