terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estudos mostram resistência de insetos aos transgênicos repelentes de insetos

Um estudo [Insect resistance to Bt crops: lessons from the first billion acres] publicado na edição de segunda-feira na revista Nature Biotechnology aborda um aspecto importante dos chamados milho e algodão Bt – plantas que carregam um gene cuja finalidade é exalarem uma bactéria denominada ‘Bacillus thuringiensis’, tóxica para os insetos.
Cientistas franceses e americanos analisaram as descobertas de 77 estudos realizados em oito países de cinco continentes, a partir de dados de monitoramentos de campo.
Das 13 principais espécies de pragas examinadas, cinco eram resistentes em 2011, em comparação com apenas uma em 2005, afirmaram. O marco de referência foi uma resistência em mais de 50% dos insetos em uma área determinada.
Das cinco espécies, três eram pragas de algodão e duas, de milho.
Três dos cinco casos de resistência foram registrados nos Estados Unidos, que respondem por menos da metade dos cultivos de Bt, enquanto os outros foram encontrados em África do Sul e Índia.
Os autores disseram ter descoberto um caso de resistência precoce, em menos de 50% dos insetos, em outra praga de algodão americana.
Os cientistas encontraram grandes diferenças na velocidade com que se desenvolveu a resistencia BT.
Em um caso levou dois anos para os primeiros sinais aparecerem, em outros, os cultivos Bt permanceram tão eficientes em 2011 como eram 15 anos atrás.

O que fez a diferença foi que os fazendeiros separaram "refúgios" suficientes de cultivo de não Bt, afirmaram os autores do estudo.
A idéia por trás deste refúgio vem da biologia evolutiva. Os genes que conferem resistência são recessivos, o que significa que os insetos podem sobreviver em plantas Bt só se tiverem duas cópias de um gene resistente, um de cada progenitor.
Plantar refúgios perto de cultivos Bt reduz as chances de dois insetos resistentes copularem e passarem o duplo gene para seus descendentes.

Os cientistas alertam que a resistência é mera questão de tempo, pois todas as pragas acabam, eventualmente, se adaptando à ameaça que enfrentam. Mas os refúgios foram feitos para retardá-la.
transgênicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário