quinta-feira, 10 de julho de 2014

Borboletas da Serra do Japi

Vejam que notícia interessante:
Alguns especialistas estão estudando as borboletas na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), local onde foram identificadas mais de 650 espécies coloridas e diferentes (cabe ressaltar que o Dr. keith Brown publicou um livro sobre essas borboletas), as borboletas desempenham papel importante na natureza. A bióloga Júnia Yasmin Carreira trabalha na Serra do Japi e conta que estuda a evolução desses insetos. "Elas são modelos de estudo e responsáveis por diversas mudanças na floresta. No meu projeto, estou interessada em saber como elas se desenvolvem ao longo do tempo" conta a bióloga.

Borboletas são tema de estudos na Serra do Japi em Jundiaí (Foto: Reprodução/TV TEM)


Ainda na Serra do japi, o biólogo Márcio Romero, outro especialista em borboletas fez uma das pesquisas em cima de uma especie, procurando avaliar o comportamento territorial: "nós trabalhamos com uma espécie que defende o território de acasalamento. Nessa espécie, os machos disputam os locais onde as fêmeas vão para se acasalar" diz.
Esses estudos são importantes para entendermos o papel ecológico das borboletas e sua interação com as florestas.
Aqui no borboletário também observamos o comportamento dos insetos e sempre estamos postando os resultados dessas observações. Difundir conhecimento é uma das metas do nosso trabalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário