segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Selos com borboletas???

                     

FILATELIA - Lançamento do BRASIL- 20.10.2016, Borboletas Brasileiras. 
Detalhes Técnicos: Edital nº 22. Minifolha com 6 selos 
Fotos: Almir Almeida 
ID: Prof. Dr. André Freitas (UNICAMP)
arte-finalização: José Carlos Braga  
Arte-finalização: Jamile Costa Sallum – Correios
Apresentação: folha com 6 selos; processo de impressão: ofsete; papel: cuchê gomado; valor facial: R$ 1,70; tiragem: 720.000 selos; área de desenho: 33mm x 33mm; dimensão dos selos: 38mm x 38mm; picotagem: 11,5 x 11,5; local de lançamento: Campinas/SP; impressão: Casa da Moeda do Brasil. 
Folha com 16 selos
Esta emissão destaca 22 espécies de borboletas, agrupadas em duas estampas distintas, a saber: Minifolha formada por seis selos, expostos em três duplas, focando uma espécie de cada uma das seis famílias selecionadas para a sua composição. 

                                                                        
              



As borboletas figuram ao centro de cada selo, exibindo coloridas e belas asas, pousando sobre superfícies arenosas ou folhagens. Na área verde, externa ao conjunto de selos, vê-se a espécie Episcada hymenaea e os elementos responsáveis pela metamorfose das borboletas como ovos, lagarta e pupa. Em cada selo foi aplicada a logomarca do MERCOSUL. Folha com 16 selos, na qual as borboletas são expostas em 8 pares, visualizadas ao centro de cada selo, pousando sobre superfícies ou folhagens, exibindo as asas abertas, de formas e colorido exuberantes. As espécies enfocadas correspondem a quatro famílias de borboletas, selecionadas dentre a variedade de espécies encontradas no meio ambiente. Na parte verde, externa ao conjunto de selos, visualiza-se a pupa, um estágio importante da metamorfose das borboletas. Os selos da minifolha e da folha foram desenvolvidos a partir de fotografias.



Tudo lindo e de bom gosto, não tem como errar com borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário