domingo, 11 de novembro de 2012

Borboletas no Borboletário

Methona themisto



Hoje falaremos sobre essa linda borboletinha cujo nome popular é borboleta-do-manacá. Esse lepidóptero pertence à familia Nymphalidae, tribo ithomiini, e também tem as asas transparentes.
Ela apresenta a tanatose, um comportamento curioso de alguns animais onde se fingem de mortos, o que facilita muito a monitoria que é feita aqui no nosso criadouro.



A lagarta da Methona themisto apresenta as cores preto e amarelo, que servem como um sinal para os predadores pois, mostram que são impalatáveis (os predadores não conseguem comer). Elas conseguem isso graças a sua alimentação. A borboleta-do-manacá só ovoposita na planta Brunfelsia sp, que é o manacá-de-jardim, essa plantinha contém alcalóides, que é absorvido pelas lagartinhas assim que elas saem do ovos e começam a devorar as folhinhas. O alcalóide é tóxico e ele deixa tanto as lagartas quanto as borboletas com um gosto muito ruim para os predadores, que podem ser passarinhos, lagartixas, sapos ou outros insetos como aranhas e louva-Deus.
 
A borboleta costuma se alimentar de nectar das flores e seu vôo é tranquilo e a altura dos olhos. É uma borboletinha muito admirada pelos visitantes, especialmente as crianças.
 
Abraços Alados
 
Equipe do Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco
 

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria. É a borboleta mais comum que conheço na região do sul de Minas pela quantidade de manacás-de-jardim que existem por lá. Após a fase de lagarta que pode durar até um mês o casulo, ou crisálida, fica amarelinho por 14 dias e quando começa a escurecer em 24h a borboleta nasce, em 20 minutos suas asas já estão formadas e em 3 horas já está voando por ai. Grande abraço

    ResponderExcluir