domingo, 11 de novembro de 2012

Livro sobre Borboletas


No dia 08 de outubro foi lançado o livro Lepidoptera: borboletas e mariposas do Brasil, em tarde de autógrafos na Biblioteca do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. A obra traz 234 imagens feitas pelo fotógrafo Almir Cândido de Almeida, que percorreu biomas como da Amazônia, cerrado, caatinga, mata Atlântica, Pantanal e Pampas, com o objetivo de registrar a maior diversidade possível de borboletas e mariposas. Os textos são de André Victor Lucci de Freitas, Professor e Doutor docente do Departamento de Biologia Animal do IB, que procura descrever o complexo processo de desenvolvimento desses lepidópteros, envolvendo a metamorfose do ovo até a fase adulta.
O professor André Freitas, que já participou do III Ciclo de Palestras sobre Borboletas aqui em Osasco, explica que a publicação está dividida em duas partes. “A primeira parte traz textos meus referentes a aspectos gerais da vida dos lepidópteros, incluindo desenvolvimento e ciclo de vida, defesa, alimentação, significado das cores e ameaças e conservação. Na segunda parte estão fotos de espécies selecionadas, feitas por Almir de Almeida e identificadas por mim e outros colegas, especialmente no caso das mariposas. Almir é fotógrafo amador, mas seu trabalho tem excelente qualidade, sendo que este é seu segundo livro – o primeiro foi sobre a Mata Atlântica, tratando de tudo, não apenas de borboletas.”
Para quem gosta do assunto:
Lepidoptera: borboletas e mariposas do Brasil está sendo publicado pela Editora Exclusiva, com capa dura e 208 páginas em papel couche, no formato 23x28cm.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário