sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feliz 2013

Amigos,
O ano de 2012 foi muito proveitoso para o borboletário. A vegetação do local melhorou bastante, tivemos borboletas praticamente o ano inteiro e o inverno esse ano foi menos frio, o que agradou em cheio nossos pequenos insetos.
A visitação foi intensa, ainda mais nos meses em que houve matérias televisivas sobre o nosso pequeno criadouro de borboletas. Em 2012 atendemos cerca de 31 mil pessoas, este total inclui visitação em geral com um publico bastante variado composto tanto por munícipes quanto por pessoas de outras cidades e até mesmo outros países, como os americanos da Carolina do Norte que nos visitaram em abril. Destacamos também um casal de motoqueiros que vieram de Mogi das Cruzes somente para ver as borboletinhas de Osasco. Recebemos cerca de 6.700 estudantes, sendo que os alunos do município de Santana do Parnaíba foram os mais frequentes.
Os eventos foram muito produtivos, o ciclo de palestras contou com cerca de 50 participantes e tivemos a participação de experts como o Prof. Dr. André Freitas, referência na área de Lepidópteros; a Dra. Helena Onody, pesquisadora de parasitóides, o Dr. Evoneo e o Técnico e amigo João Angelo, ambos da ESALQ, que nos falaram sobre insetos na floresta e finalmente o Dr. Renato Ghilardi, que veio nos contar um pouco sobre paleontologia no Brasil.
O Domingo B de Borboletas recebeu cerca de 150 pessoas, na maioria crianças, e foi muito proveitoso com um pouquinho de sol, música e muitas borboletas.
Na Semana da Árvore, evento da Secretaria de Meio Ambiente, contribuimos com a exposição "Coleção de Plantas Carnívoras de Márcio Calazans", uma coleção incrível que atraiu a atenção de aproximadamente 2.000 pessoas. No final da exposição, que foi no Osasco Plaza Shopping, tivemos a presença do Dr. Marcio Ono, engenheiro agrônomo referencia mundial na área de plantas carnívoras. 
O apoio que recebemos durante o ano foi importantíssimo para a execução das nossas tarefas, por isso agradecemos à Secretaria de Meio Ambiente na pessoa do Sr. Carlos Marx, incansável protetor da natureza e a toda a equipe, nosso colegas de trabalho. Podemos afirmar que temos orgulho de pertencer a uma secretaria pequena mas tão eficiente e ativa.
A SEQUINATO PLANTAS, de Limeira, também nos apoiou muito doando plantas, o que para nós foi uma verdadeira dádiva. Não podemos deixar de citar a Locadora JURASSIC LOCADORA, que nos ajudou muito no ciclo de palestras e aos parceiros de sempre: SESI, ACEO e BOOKSTOP LIVRARIA.
Realmente só temos a agradecer por 2012 ter sido um ano tão frutífero e acreditamos que 2013 será um ano de realizações maiores.
Que em 2013 as transformações nos façam pessoas melhores, conscientes de que o Planeta Terra somos nós e que por isso temos que cuidar dele e de todos os demais habitantes.
Um 2013 Verde para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário