segunda-feira, 24 de junho de 2013

IV Ciclo de Palestras sobre Borboletas em Osasco

Amigos,
aconteceu no dia 08 de junho no SESI Piratininga, a 4.ª edição do ciclo, evento promovido pela equipe do Borboletário de Osasco, que faz parte da Secretaria de Meio Ambiente.

                                                     Cantora Isa Ferreira
                                                     Fotógrafa: Eliane Campos

Com abertura da cantora Isa Ferreira, o evento trouxe como palestrantes a Prof.ª Dra. Pilar Carolina Villar Lainé, os biólogos Filipe Gudin e Rodrigo Dios (alunos de mestrado), Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos e o Prof. Dr. Lucas Kaminski, todos de grandes universidades brasileiras atuantes em pesquisas no Brasil e no exterior.

Profª Dra. Pilar Lainé
Fotógrafa: Eliane Campos

                                                      Biólogos Filipe Gudin e Rodrigo Dios
                                                       Fotógrafa: Eliane Campos

Prof. Dr. Charles Morphy
Fotógrafa: Eliane Campos

Prof. Dr. Lucas Kaminski
Fotógrafa: Eliane Campos

Os temas abordaram assuntos atuais como a alteração do Código Florestal e suas influencias em Áreas de Proteção Permanente, evolução de insetos e ecologia, principalmente das borboletas. É importante saber que devido a sua fragilidade, as borboletas são utilizadas como bioindicadores para diversos parâmetros de qualidade e equilíbrio ambiental.

Tina Ramalho e Natália Barbosa

Tina Ramalho e Natália Barbosa

No público, a presença de estudantes de diversas universidades como UNESP-Americana e ESALQ-USP Piracicaba ressaltou a aderência dos temas apresentados, comprovando a importância em se promover eventos que tragam informações de relevância para o município.

Secretário de Meio Ambiente Sr. Carlos Marx e a Coordenadora do Borboletário de Osasco Paulina Arce.
Fotógrafa: Eliane Campos

Entre as palestras, houve apresentações musicais de Tina Ramalho e Natália Barbosa. O secretário de meio ambiente, Carlos Marx assinalou a importância do Borboletário de Osasco como ferramenta nas atividades de educação ambiental na cidade e também como opção de lazer. Esteve presente também o vereador Cláudio Henrique da Silva (Cláudio da Locadora).
O objetivo principal deste evento foi o de difundir conhecimentos sobre borboletas e outros insetos, a fim de sensibilizar as pessoas sobre a importância de se discutir as questões ambientais e a relação de todos os seres vivos que compõem a biosfera do nosso planeta.
Esperamos todos no próximo ciclo!
Abraços Alados

Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

2 comentários: